sexta-feira, 19 de junho de 2009

Por que não ingerir líquidos nas refeições?


Bom, eu precisei muito dessa resposta, pois sempre fiz isso e me perguntava como pode?
Graças a meu refluxo gastro-esofágico percebi que isso não era conversa de telefone sem fio, meu médico descreveu uma dieta que os líquidos estavam extintos das refeições. E me perguntei, por quê?

Pesquisando em revistas, notícias e artigos, encontrei que quem possui problemas como refluxo, esofagite, gastrite, hérnia de hiato e outros problemas na mucosa gástrica, ingerir líquidos não é nada apropriado. Segundo a médica especialista em nutrição, Carla Valéria de Alvarenga Antunes, quanto mais líquida a refeição, na hora que o estômago contrai é mais fácil do alimento, misturado a água, refluir para o esôfago, causando esofagite.

Entendido? Mas e o líquido nas refeições? Qual o efeito?

Segundo o site Cyberdiet:
"Quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas e dessa forma prejudica a digestão dos alimentos e pode ocasionar indigestão, gases e flatulências.O excesso de líquido também poderá diminuir a absorção de alguns nutrientes, pois os alimentos passam mais rapidamente pelo intestino, local onde ocorre a absorção."
E a especialista em Nutrição Clínica Funcional, Fernanda Serpa de Carvalho, diz que as pessoas que têm necessidade de ingerir líquidos com as refeições normalmente possuem uma baixa ingestão hídrica ao longo do dia e associam o ato de comer a hora de se hidratar. A inclusão de líquidos durante as refeições também se deve, em parte a má mastigação, característica bastante comum em pessoas cada vez mais preocupadas, estressadas e com menos tempo destinado à sua alimentação.
Todas certas, inclusive no meu caso, de ingerir pouca água e sobre meu refluxo.
Entendidos?
Imagens: Site da Woman's Health

Um comentário:

  1. Eh isso ae! Liquido soh meia hora antes ou 2 horas depois. Me corrige se eu tiver errado.. mas eh o que diz "a voz do povo" haha.

    PS: gostaria que todos tivessem consciencia disso, o servico de bordo no aviao se reduziria pela metade do tempo! hahaha. "lanche? e para beber?"

    ResponderExcluir