quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Comida conforto


Em um episódio de "Receitas de Nigella" ela apresentou uma série de comidas que lembravam a infância ou criavam uma sensação de conforto, por trazerem boas lembranças. Sem dúvida, as comidas que mais me remetem à essa sensação são os ensopados dos meus pais, os doces e quitutes da minha vó e os restaurantes das viagens que eu mais tenho saudade, como no Chile.
Essa receita abaixo veio de um lugar muito especial, do caderninho que a minha querida avó fez para mim, e que coincidentemente chama-se Ofélia e cozinha muito bem. Apesar do bolo ser feito no liquidificador ele tem uma massa muito fofa e é muito leve, ótima para os finais de semana ou para aquele momento de carência.

Bolo de Laranja
Ingredientes:
4 ovos
1 xícara de óleo
2 laranjas inteiras
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento
    Modo de fazer:
    Descasque as duas laranjas e retire a parte branca que envolve ela. Corte ao meio e retire as sementes e o "miolo" branco, deixando apenas as partes amarelas. Bata as laranjas e os ingredientes líquidos no liquidificador. Acrescente a mistura em uma tigela com os ingredientes secos e peneirados, misture à mão. Coloque em uma forma untada, leve ao forno médio até dourar.

    E se preferir, pode fazer uma cobertura ou uma calda...

    Um comentário: