sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Nobel

O ativista chinês Liu Xiaobo ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2010. Defensor da democracia na China, Xiaobo está preso desde dezembro de 2008. Ele foi condenado a 11 anos de prisão por ter publicado um manifesto em defesa da liberdade de expressão e de eleições multipartidárias no país. Ele vai receber um prêmio de U$ 1,5 milhão.
Sua condenação foi rejeitada internacionalmente por grupos de direitos humanos, Washington e muitos governos europeus. O governo da China condenou fortemente a concessão do Prêmio Nobel da Paz para o dissidente Liu Xiaobo, que está preso, qualificando-a de "uma obscenidade" que vai contra os objetivos da premiação.

Como é a censura chinesa:

Temas relacionados a sexo e questões que possam gerar polêmicas, como drogas e homossexualismo, também são barrados. O governo proibiu, por exemplo, entrevistas com a atriz Wei Tang, que fez cenas de sexo no filme Lust, Caution, de Ang Lee. 

Muitos veículos preferem não publicar determinadas notícias antes mesmo de sofrer reprimendas. Eles temem medidas mais drásticas do que a não-publicação. Os veículos podem perder a licença de operação e profissionais podem até ser presos.

A internet chinesa é controlada através do "Escudo Dourado", um firewall, sistema de segurança que bloqueia sites que contenham certas palavras consideradas "perigosas" pelo governo. Os sites bloqueados entram em uma espécie de lista negra.

A Xinhua News Agency é a responsável por "ditar" as regras do que pode ou não ser publicado. Existem cerca de 30 mil censores contratados para analisar o conteúdo de textos, vídeos e áudios.

CCTV é o canal de TV oficial. Além dele, que é nacional, há também estações regionais, mas todas são do governo. Por isso, na China não há transmissões ao vivo. As coberturas supostamente em tempo real têm um delay (atraso) de nove segundos, tempo suficiente para cortar ou mudar a imagem, caso algo inesperado aconteça.

Fonte: BBC Brasil e Revista Mundo Estranho

Um comentário:

  1. Carlos Personal8/10/10 09:54

    É impressionante como ainda pode existir alguns lugares tão atrasados no mundo, como este. A maneira como a populaçao vive, sempre insegura e privada de sua liberdade, é algo que deveria ser repensado pelas autoridades competentes, que poderiam tentar uma intervençao, de modo a devolver o sentido de vida destas pessoas. Acho triste tudo isso. E parabens as pessoas que trazem estas noticias a gente. Amo vc menina. E esse fim de semana, vamos para um lugar bem diferente do citado acima... auhauaha.... EEE Paraguaiiii.... onde a liberdade é bem liberada!

    ResponderExcluir