terça-feira, 13 de março de 2012

{Visto Americano no Rio de Janeiro} Como é?

Essa semana fui para o Rio de Janeiro tirar meu visto para os EUA e resolvi compartilhar com vocês algumas informações importantes sobre isso. No final do post têm algumas dicas interessantes:

Os documentos

Você mesmo pode preencher o formulário do visto pela internet e providenciar os documentos. Eu contratei uma agência especializada aqui de Maringá e foi super simples, só tive que separar meus documentos e pagar as taxas. Além de tudo, eles te dão várias dicas sobre os processos e documentos que se encaixam no seu perfil (empresário, estudante, autônomo...).


O Consulado

O Consulado fica em uma esquina e você vai perceber de longe onde é: pessoas na rua com pastas de documentos nas mãos, alguns ambulantes pedindo para guardar seu celular e uma pequena fila na entrada.

ATENÇÃO: O Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro informa que os solicitantes de vistos e cidadãos americanos não poderão mais entrar no prédio do consulado portando volumes (com exceção de uma pequena bolsa), telefones celulares, iPods, computadores, câmeras fotográficas, pen drives e outros equipamentos eletrônicos.

Mas caso você leve alguns desses aparelhos, existem ambulantes na frente do prédio oferecendo para guardar esses objetos por R$ 4,00. Eu não levei nem bolsa, deixei tudo no hotel. Só levei os documentos em uma pasta.

Endereço: Avenida Presidente Wilson, 147 - Centro Rio de Janeiro, RJ

Como funciona

Minha entrevista estava agendada para as 9:30 da manhã, mas cheguei 8:20. Logo na entrada, os funcionários do consulado vão pedir alguns papéis. Depois disso você entra, passa por um detector de metais igual do aeroporto, pega uma senha no balcão e aguarda.

A primeira chamada será para cadastrar as digitais das mãos. A segunda chamada será para e entrevista (que pode ser em português ou inglês, depende da sua escolha).

Você pode fazer a entrevista com até 3 pessoas de uma vez (pai, mãe, irmão, marido, namorado...). Eles fazem perguntas para comprovar se o que você preencheu no formulário é verdade e pedem alguns documentos que autentiquem isso.

No meu caso só perguntaram: Para qual cidade você vai? Quantos dias vai ficar nos EUA? Quando eu vou casar com o meu noivo? Qual a profissão dele? Qual a minha profissão? E o único documento que o cônsul pediu foi a Declaração da minha Pós.

Dicas

  • Há duas quadras do consulado fica o hotel Ibis, que é uma opção barata e confortável. E há duas quadras do hotel fica o Aeroporto Santo Dumont, dá para fazer tudo a pé, nem precisa de táxi.
  • Escolhi fazer o visto no Rio de Janeiro justamente porque é mais rápido e menos lotado, dizem que em São Paulo é um caos e super demorado!
  • Ao todo, levei 2 horas para fazer tudo. Achei rápido! 
  • Dentro do consulado tem cadeiras, banheiros e um café.
  • Agência que fez meu visto: Resolv Vistos - www.resolvvistos.com.br

8 comentários:

  1. ADOREI AS DICAS... ESTAVA SUPER PRECISANDO SABER! BRIGADINHA FLOR, BEIJOS AMANDA

    ResponderExcluir
  2. Que legal, eu trabalho bem em frente ao Consulado!

    O único incômodo que observo aqui da janela do Job é o Sol, mas é realmente tranquilo como você relatou.

    Beijos, Thaís

    ResponderExcluir
  3. Lais, quando perguntaram quando você iria casar com seu noivo... o que você respondeu?!

    ResponderExcluir
  4. Pra que cidade vai lindona? Bjs adoro o blog!

    ResponderExcluir
  5. e seu visto foi aprovado?
    bjjs

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/4/12 09:07

    Querida, essa assessoria da Resolv Vistos é muito cara? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Não achei não, paguei R$ 420 e só tive o trabalho de juntar a documentação, eles preencheram tudo e ainda deram várias dicas que me ajudaram muito!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/4/12 11:12

    Oi Laís! Que ótimo saber! Entrei em contato com eles por email, estou só aguardando as coordenadas. Obrigada! Lilian

    ResponderExcluir