segunda-feira, 20 de julho de 2009

Água que nem boi nem gente bebe

Duas curiosidades sobre sua companheira diária: garrafinha de água.


O hábito de andar com uma garrafa de água a tiracolo pode ser prejudicial à saúde. Um estudo mostrou que o bisfenol A (BPA), usado na fabricação de alguns plásticos, aumenta o risco de certas doenças. “Comparados a voluntários com baixos níveis de BPA no organismo, os que tinham os mais elevados eram 2,5 vezes mais propensos a sofrer de diabetes e três vezes a apresentar problemas cardiovasculares”, diz a pesquisadora da Universidade de Exeter, no Reino Unido. Ela recomenda usar produtos livres do BPA e deixar plásticos longe da lava-louças e do microondas — o calor libera a substância.

Uma dica: não só as garrafinhas de água e refrigerante passam por esse perigos, as mamadeira são grandes vítimas de BPA também. Quando for comprar algum desses produtos, verifiquem se na embalagem consta algum aviso como BPA Free. Ou se possível, utilize garrafas de vidro.

Outra dica:

Tudo bem que beber água é importante. E ser ecologicamente correta também. Mas esse negócio de deixar a garrafinha dias a fio na mesa do escritório não é tão inofensivo. Estudo da Universidade de Calgary, no Canadá, encontrou altos índices de bactérias nas garrafinhas plásticas que eram reutilizadas sem ser limpas. Os pesquisadores acharam até traços de bactérias fecais. Cada vez que você dá um gole, bactérias que estão em sua boca vão parar dentro da água. Sempre sobra um restinho ali parado, que esquenta, depois esfria, depois esquenta... Pronto, você criou um meio de cultura para bactérias que podem levar até a uma gastroenterite aguda.

Fonte: Ecodebate e Women's Health

3 comentários:

  1. Menina, eu já troquei a minha garrafinha, ok? Daí qdo eu te beijar, nao vai ter coliformes fecais.. auhuahauha... ixiiiiiiii... brincadeira... bjo... amo seu blog! e amo vc mais ainda!

    ResponderExcluir
  2. Pede mais uma cerveja ae!

    ResponderExcluir
  3. Ér, prefiro então continuar com meu hábito de esquecer de tomar água... rs.

    ps: tava de passagem,dei uma lida em suas postagens anteriores... enfim, adorei seu blog. :*

    ResponderExcluir