quarta-feira, 15 de setembro de 2010

50's are back!





O que você lembra olhando essas fotos? Anos 50, rockabilly, Elvis, brilhantina, pin-ups? Certo, exceto que nada disso se passa nos anos 50. Enviken é uma pequena aldeia no norte da Suécia, onde as pessoas que moram lá ainda sonham com os anos dourados, ouvem rockabilly, se vestem e fazem tudo como na época. Nas fotos acima a banda da cidade " Little Andrew and the Rhythm Boys" e a namorada de uma dos músicos no carro com a sua mãe, a assistente de enfermagem Ulrika Dotzsky.
Com o fim da Segunda Guerra, os anos 50 trouxeram paz e bonança depois do horror. por isso são chamados de Anos Dourados:

Sociedade: Com o pós-guerra, as taxas de natalidade cresceram. Essa geração ficou conhecida como baby boomers.
Estética: Vestidos com cintura marcada, saltos altos e acessórios como luvas, óculos escuros e colares de pérolas. No rosto, rímel e o indispensável delineador. Coques e rabos de cavalo eram os penteados do momento. Os anos 50 foram a década da feminilidade.
Moda: Na Europa, a alta-costura festejava seu sucesso. Paris era o centro desse mundo, com nomes como Cristobal Balenciaga, Hubert de Givenchy e Chanel. Nos Estados Unidos, os americanos investiam no ready-to-wear, a moda produzida em escala industrial.
Cinema: As atrizes encarnavam a feminilidade que as mulheres comuns tentavam incorporar ao seu dia a dia. Havia principalmente dois padrões: as pin-ups e as divas sensuais, como Marilyn Monroe, ou o tipo meigo de Grace Kelly e Audrey Hepburn. Entre os galãs, os bad boys James Dean e Marlon Brando dilaceravam corações.
Música: O rockabilly, que mistura elementos do rock e do country, e o rock’n’roll nasceram nos anos 50. Bill Halley fez sucesso antes de Elvis. Depois seu rebolado ousado roubou a cena.
Mídia e tecnologia: Foi nessa década que os aparelhos de TV se popularizaram, assim como os eletrodomésticos. As donas de casa da classe média agora limpavam a casa com um aspirador de pó e lavavam a roupa numa máquina.

Quer ler mais sobre essa matéria? Acesse o site da Marie Claire

+ Fotos: Moment Archive

0 comentários:

Postar um comentário